terça-feira, 6 de julho de 2021

Redação de textos acadêmicos: algumas dicas

 

Redação de textos acadêmicos: algumas dicas

”A TABELA 3 REVELA…”

Evite construções, em textos acadêmicos (artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado), como esta:

(1) “A tabela 3 apresenta o…”.

Não insira termos como (tabela, quadro, figura) na posição de sujeito. Eu não gosto dessas máximas ”decorebas” que evitam a crítica. Mas esse tipo de construção é malvista na academia. Vários manuais de redação científica desaprovam esse uso. Na verdade, a tabela, o quadro etc. não podem assumir a posição do pesquisador ou de quem elaborou dados de uma pesquisa. Quem tem essa função é o pesquisador. Então, por essa razão, essas estruturas (1) devem ser reescritas da seguinte maneira:

”Na tabela 2, apresenta-se…” ou ”(…) o grau de estabilidade (consoante tabela 2)”. Além disso, não há razão para destacar os termos tabela, quadro, figura em letra maiúscula.

Esses elementos, antes de aparecerem no texto acadêmico, precisam ser anunciados. E eu sugiro que isso seja feito da maneira que apresentei anteriormente.

USO DE GERÚNDIO

Evite ”emendar” orações com construções com o gerúndio. Isso deixa o texto bastante confuso e extenso. É preciso organizar as ideias do texto por meio de ponto final.

Por exemplo:
“O uso de elemento x acarreta perda do composto y, fazendo com que o estado de k fique… gerando maior carga de n…”. (Evite emendar essas construções em outros períodos. Prefira o uso de ponto final para separar as suas ideias).

Sugestão de reescrita:
” O uso de elemento x acarreta perda do composto y. Esse processo implica alteração do estado de k. E, por sua vez, há maior carga de n…*”

* Esses exemplos são ilustrativos.

ORDEM DIRETA DA ORAÇÃO: SUJEITO + VERBO + PREDICADO


Prefira a ordem direta da oração: sujeito, verbo e predicado, em alguns casos, para evitar mal entendidos e simplificar as suas ideias. Não vejo problema em construções mais elaboradas, períodos longos, por exemplo. Mas grande parte das pessoas não consegue desenvolvê-los adequadamente. Nesses casos, seja mais simples.

REVISÃO DE TEXTO

Você, dificilmente, conseguirá, caso não seja um pesquisador na área, observar as inadequações em seu próprio texto. Portanto, deixe-o aos meus cuidados. Sou Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Revisão de Textos pelo UNIceub e revisei, nos últimos anos, mais de 120 mil laudas.

ORÇAMENTO PARA REVISÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU TESE DE DOUTORADO

E-mails: andersonhander@gmail.com ou servicos@criterevisao.com.br

Whatsapp: (61) 99801-6596 

São Caetano do Sul – Revisão de Artigo Científico

   Caro pesquisador, sou Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), área de conc...